Atividades sobre Consciência Negra: Ideias e modelos para imprimir

Mais do que ensinar o ler e escrever e a calcular, a escola tem a missão de formar o cidadão e para isso precisa ensinar o respeito ao próximo e a igualdade, por isso trouxemos aqui algumas atividades sobre Consciência Negra para destacar essa data importante.

Atividades sobre Consciência Negra
Imagem: Só Escola

Dia da Consciência Negra

Celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra faz referência à morte de Zumbi de Palmares, que se tornou o símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil e da luta pelos direitos dos afro-brasileiros.

A data é celebrada e usada como tema nas aulas da educação básica, seguindo o estabelecido na Lei 10.639, de 2003, que alterou a Lei no 9.394/96, determinando a inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial da rede de ensino nacional, seja ela pública ou privada.

Atividades sobre Consciência Negra
Imagem: Ideia Criativa Gi Barbosa

Além de incluir a data no calendário escolar, a Lei definiu o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira obrigatório, principalmente nas aulas de Educação Artística, Literatura e História Brasileira como meio de resgatar a contribuição do povo negro na formação do Brasil.

Atividades sobre Consciência Negra
Imagem: Alfabetize

Atividades sobre Consciência Negra

Como a História e Cultura Afro-Brasileira já é bastante abordada de maneira didática em diversas disciplinas, o Dia da Consciência Negra pode ser um momento ótimo para realizar atividades lúdicas, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental.

Atividades sobre Consciência Negra
Imagem: Blog Alfabetização

Atividades sobre Consciência Negra na Educação Infantil

A temática História e Cultura Afro-Brasileira só é obrigatória para os Ensinos Fundamental e Médio, mas não é por isso que não deve ser abordado na Educação Infantil, algo que normalmente acontece para marcar o Dia da Consciência Negra.

criatividade

Atividades sobre Reciclagem:

Ideias divertidas e didáticas (PDF)

Acessar!
Você permanecerá no site atual



Obviamente a abordagem do tema com as crianças pequenas é muito mais superficial, pois eles se aprofundaram ao avançarem de nível, quando tiverem maturidade para aprender sobre os aspectos mais importantes contribuição do povo negro na formação do Brasil.

Imagem: Arte de Ensinar e Aprender

Nesta fase as atividades serão para reforçar a igualdade entre todos os seres humanos, prevenindo o surgimento de preconceito e racismo, e para isso o professor pode utilizar livros, músicas e brincadeiras de origem africana, além de realizar diversas atividades escritas e artísticas.

mais materiais

Atividades sobre Alimentação Saudável:

Ideias deliciosas e práticas

Conferir
Você permanecerá no site atual



Uma boa ideia é fazer uma contação de histórias com os livros: O Cabelo de Lelê, de Valéria Belém e Menina Bonita do Laço de Fita de Ana Maria Machado e realizar atividades de colorir, recortar e colar, entre outras possibilidades artísticas.

Imagem: Arte de Ensinar e Aprender

Três atividades sobre Consciência Negra bem lúdicas são a confecção de bonecas abayomi (feita de retalhos amarrados), fazer rodas de dança com músicas como: Menina do Cabelo Crespo e Black black e o desenvolvimento de brincadeiras africanas como: Terra e Mar e Acompanhe meus pés.

Imagem: Espaço Educar

Atividades sobre Consciência Negra no Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental abre ainda mais possibilidades de atividades sobre Consciência Negra, com o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, que podem originar produção e interpretação de texto, além de debates, fazendo os alunos pensar criticamente e formarem suas opiniões.

Imagem: Janielly Matias

Também é interessante mostrar aos alunos a influência do povo negro em diversos campos, como na música, onde se tem estilos e instrumentos de origem africana, e na comida, que conta com muitos alimentos e pratos trazidos da África.

Para tornar as aulas mais interessantes o professor pode trazer filmes que evidenciam a história dos negros e abordam o racismo, como: Doze Anos de Escravidão, Histórias Cruzadas e Medida Provisória.

Imagem: Blog Alfabetização

A ludicidade também é muito bem vinda no Ensino Fundamental, por isso a inserção de livros como: Meninas Negras, de Madu Costa e Coragem Não Tem Cor, de Marcia Kupstas, danças, como o maracatu e o samba de roda, e brincadeiras, como as acima citadas, também são bem vindos.

 

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média:
Total de Votos:
Atividades sobre Consciência Negra: Ideias e modelos para imprimir

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Clara Martins
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2014, trabalha como redatora do portal, trazendo informações atualizadas para professores e alunos, sempre divulgando novas técnicas de ensino e atividades que possam auxiliar os professores em sala de aula.