Mais do que ensinar o ler e escrever e a calcular, a escola tem a missão de formar o cidadão e para isso precisa ensinar o respeito ao próximo e a igualdade, por isso trouxemos aqui algumas atividades sobre Consciência Negra para destacar essa data importante.

Dia da Consciência Negra
Celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra faz referência à morte de Zumbi de Palmares, que se tornou o símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil e da luta pelos direitos dos afro-brasileiros.
A data é celebrada e usada como tema nas aulas da educação básica, seguindo o estabelecido na Lei 10.639, de 2003, que alterou a Lei no 9.394/96, determinando a inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial da rede de ensino nacional, seja ela pública ou privada.

Além de incluir a data no calendário escolar, a Lei definiu o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira obrigatório, principalmente nas aulas de Educação Artística, Literatura e História Brasileira como meio de resgatar a contribuição do povo negro na formação do Brasil.

Atividades sobre Consciência Negra
Como a História e Cultura Afro-Brasileira já é bastante abordada de maneira didática em diversas disciplinas, o Dia da Consciência Negra pode ser um momento ótimo para realizar atividades lúdicas, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental.

Atividades sobre Consciência Negra na Educação Infantil
A temática História e Cultura Afro-Brasileira só é obrigatória para os Ensinos Fundamental e Médio, mas não é por isso que não deve ser abordado na Educação Infantil, algo que normalmente acontece para marcar o Dia da Consciência Negra.
Obviamente a abordagem do tema com as crianças pequenas é muito mais superficial, pois eles se aprofundaram ao avançarem de nível, quando tiverem maturidade para aprender sobre os aspectos mais importantes contribuição do povo negro na formação do Brasil.

Nesta fase as atividades serão para reforçar a igualdade entre todos os seres humanos, prevenindo o surgimento de preconceito e racismo, e para isso o professor pode utilizar livros, músicas e brincadeiras de origem africana, além de realizar diversas atividades escritas e artísticas.
Uma boa ideia é fazer uma contação de histórias com os livros: O Cabelo de Lelê, de Valéria Belém e Menina Bonita do Laço de Fita de Ana Maria Machado e realizar atividades de colorir, recortar e colar, entre outras possibilidades artísticas.

Três atividades sobre Consciência Negra bem lúdicas são a confecção de bonecas abayomi (feita de retalhos amarrados), fazer rodas de dança com músicas como: Menina do Cabelo Crespo e Black black e o desenvolvimento de brincadeiras africanas como: Terra e Mar e Acompanhe meus pés.

Atividades sobre Consciência Negra no Ensino Fundamental
O Ensino Fundamental abre ainda mais possibilidades de atividades sobre Consciência Negra, com o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, que podem originar produção e interpretação de texto, além de debates, fazendo os alunos pensar criticamente e formarem suas opiniões.
- Clique aqui para conferir mais atividades criativas!

Também é interessante mostrar aos alunos a influência do povo negro em diversos campos, como na música, onde se tem estilos e instrumentos de origem africana, e na comida, que conta com muitos alimentos e pratos trazidos da África.
Para tornar as aulas mais interessantes o professor pode trazer filmes que evidenciam a história dos negros e abordam o racismo, como: Doze Anos de Escravidão, Histórias Cruzadas e Medida Provisória.

A ludicidade também é muito bem vinda no Ensino Fundamental, por isso a inserção de livros como: Meninas Negras, de Madu Costa e Coragem Não Tem Cor, de Marcia Kupstas, danças, como o maracatu e o samba de roda, e brincadeiras, como as acima citadas, também são bem vindos.