Uma das funções da escola é desenvolver o pensamento crítico dos alunos, por meio do ensino das linguagens artísticas: artes visuais, música, dança e teatro, e para trabalhar o lado artístico de seus alunos trouxemos algumas ideias de atividades sobre teatro.
O teatro
Com origem possivelmente surgida a partir de rituais primitivos (não comprovada), o teatro teve seu conceito criado pelos antigos gregos, e atualmente faz parte das 11 artes praticadas pelo homem moderno, sendo conhecida como a 5ª arte.
Em resumo o teatro é uma forma de arte, na qual um ou mais atores representam uma história ou situação diante uma plateia, esse tipo de espetáculo, que pode ser de improviso ou ter sido criado e produzido por por uma equipe técnica, tem objetivo de despertar sentimentos no público.
O teatro na escola
A Base Nacional Comum Curricular estabelece que durante toda a educação básica, o componente curricular Artes deve ser centrado nas quatro linguagens artísticas: artes visuais, música, dança e teatro.
Ao ensinar sobre estas linguagens, tem-se o objetivo de desenvolver a sensibilidade, a intuição, o pensamento reflexivo e crítico dos alunos quanto a arte, despertando neles diferentes formas de expressão artística.
Ao trabalhar a arte teatral em sala de aula, além de se criar experiências artísticas multissensoriais e o desenvolvimento artístico dos alunos, se promove um grande fluxo de interações, entre quem encena, quem trabalha para fazer o espetáculo acontecer e quem o assiste.
Atividades sobre teatro na Educação Infantil
Como uma das primeiras formas pelas quais as crianças aprendem a se expressar é por meio da arte, essa temática não poderia deixar de ser trabalhada na Educação infantil, e isso incluiu o teatro.
A quinta forma de arte é trabalhada nessa fase, nos campos de experiência de “corpos, gestos e movimentos” e “traços, sons, cores e formas”, como uma das linguagens que as crianças devem aprender para se comunicar e expressar.
Para saber que tipo de atividades sobre teatro é possível realizar na Educação Infantil é preciso pensar em teatro como uma forma de encenação, sendo assim a contação de histórias pode ser uma linguagem teatral, se a professora adicionar vozes para cada personagem e reproduzir sons.
Clique aqui para conferir mais atividades criativas!
O brincar de “faz de conta”, que os pequenos tanto adoram, também é uma representação teatral e a professora pode desenvolver ainda mais essa linguagem se solicitar às crianças que interpretem esse ou aquele personagem.
Há também a possibilidade de se produzir um teatro de fantoches, que podem ser confeccionados com a ajuda dos alunos, ou ainda fazer um teatro de sombras, com uma lanterna, uma caixa de papelão e moldes de personagens produzidos em cartolina preta, colados em palitos longos.
Atividades sobre teatro no Ensino Fundamental
No Ensino Fundamental o teatro é ensinado nas aulas de Arte do 1º ao 9º ano, com as crianças sendo introduzidas ao conceito, seus contextos e práticas, seus elementos e processos de criação, e seus diferentes tipos.
As aulas são elaboradas com teorias e práticas, com o objetivo de ensinar aos alunos a reconhecerem as diferentes formas de encenação teatral, identificar elementos teatrais e estilos cênicos, além de se tornar capazes de produzir este tipo de arte e desenvolver uma visão crítica sobre ele.
É possível diversas atividades sobre teatro diferentes no Ensino Fundamental, começando por uma brincadeira de adivinhação com mímica, ou de imitação, onde um aluno faz um movimento, o próximo imita e acrescenta algo e assim por diante.
Também dá para fazer um teatro de objetos, com a professora trazendo diferentes tipos de objetos e pedindo que cada aluno escolha um, após a escolha ela deve solicitar que um deles inicie uma história onde seu objeto é o ator principal, com os demais adicionando seus objetos a história.
Outra possibilidade divertida é a brincadeira do marketing, onde a professora pode usar os mesmos objetos da brincadeira acima, mas dessa vez ela pedirá que os alunos vendam aquele objeto para ela, criando qualidades, motivos e situações de utilidade.