Escola é lugar não só de aprender, mas também de debater temas importantes como o combate ao trabalho infantil, e o tema deve ser trabalhado na sala de aula também por meio de atividades sobre trabalho Infantil, por isso trouxemos algumas ideias para os professores.
Combate ao Trabalho Infantil
Desde os anos 1990 o Brasil vem lutando para combater o trabalho infantil, batalha que fez o país se tornar uma referência internacional no assunto, devido seus esforços para acabar com a prática.
Instituições governamentais e não-governamentais de todo o país não tem medidos esforços para fazer valer o estabelecido na lei, em documentos oficiais como: a Constituição Federal de 1988, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A lei determina o direito da criança e do adolescente de ter educação e lazer e não ser explorado, sendo colocados a realizar atividades econômicas e/ou de sobrevivência, para fins lucrativos ou não, com ou sem remuneração.
Clique aqui para conferir mais atividades criativas!
Além disso, a lei brasileira estabelece que jovens com menos de 16 anos de idade estão proibidos legalmente de trabalhar, a não ser em condição de aprendiz, a partir dos 14 anos de idade.
Para fortalecer essa batalha para erradicar a prática ilegal, duranete a Conferência Internacional do Trabalho de 2002, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 12 de junho como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.
Combate ao Trabalho Infantil na escola
Sendo um dos maiores responsáveis pela evasão escolar, o combate ao trabalho infantil se tornou mais do que mais um tema a ser discutido no ambiente escolar, mas algo a ser prevenido e combatido por meio da educação em sala de aula e fora dela.
Apesar de não ser um tema sugerido para ser trabalhado na educação básica na Base Nacional Comum Currículo (BNCC), o combate ao trabalho infantil pode e deve ser trabalhado com as crianças de todas as idades.
É possível iniciar o trabalho do tema desde a Educação Infantil, de maneira mais branda, a tornando mais aprofundada no Ensino Fundamental e tema constante em debates no Ensino Médio.
Combate ao Trabalho Infantil na Educação Infantil
A prevenção é algo a se iniciar muito cedo na maioria dos casos, incluindo no combate ao trabalho infantil na escola, por isso o assunto deve começar a ser abordado na Educação Infantil, ensinando aos pequenos que o trabalho da criança e brincar e apenas isso.
Nesta fase pode-se realizar atividades sobre trabalho Infantil bastante simples, com imagens para colorir, ou, por exemplo, apresentando objetos de trabalho e brinquedos para os alunos pedindo que elas identifiquem quais são apropriados para crianças.
Combate ao Trabalho Infantil no Ensino Fundamental e Médio
Ao longo do Ensino Fundamental os alunos começam a adquirir mais maturidade intelectual e emocional, para compreenderem melhor temas complexos como o combate ao trabalho infantil possibilitando um maior número de atividades que abordem o tema.
Após falar sobre trabalho infantil, suas terríveis consequências e sobre o combate a ele, a professora pode trazer tarefas temáticas, como fazer caça-palavras e cruzadinhas com palavras relacionadas ao tema e fazer interpretação de textos sobre o assunto.
O professor também pode exercitar a visão crítica dos alunos maiores pedindo que eles analisem imagens de trabalho infantil, respondam perguntas e/ou produzam redações opinativas sobre o assunto, ou simplesmente o discuta com os colegas em sala de aula.