Escola é lugar não só de aprender, mas também de debater temas importantes como o combate ao trabalho infantil, e o tema deve ser trabalhado na sala de aula também por meio de atividades sobre trabalho Infantil, por isso trouxemos algumas ideias para os professores.

    Atividades sobre Trabalho Infantil
    Imagem: Colorindo

    Combate ao Trabalho Infantil

    Desde os anos 1990 o Brasil vem lutando para combater o trabalho infantil, batalha que fez o país se tornar uma referência internacional no assunto, devido seus esforços para acabar com a prática.

    Instituições governamentais e não-governamentais de todo o país não tem medidos esforços para fazer valer o estabelecido na lei, em documentos oficiais como: a Constituição Federal de 1988, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

    Atividades sobre Trabalho Infantil
    Imagem: Liveworksheets

    A lei determina o direito da criança e do adolescente de ter educação e lazer e não ser explorado, sendo colocados a realizar atividades econômicas e/ou de sobrevivência, para fins lucrativos ou não, com ou sem remuneração.

    Clique aqui para conferir mais atividades criativas!



    Além disso, a lei brasileira estabelece que jovens com menos de 16 anos de idade estão proibidos legalmente de trabalhar, a não ser em condição de aprendiz, a partir dos 14 anos de idade.

    Atividades sobre Trabalho Infantil
    Imagem: TRT 12 Região SC

    Para fortalecer essa batalha para erradicar a prática ilegal, duranete a Conferência Internacional do Trabalho de 2002, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 12 de junho como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

    Atividades sobre Trabalho Infantil
    Imagem: Paraiso do Educando

    Combate ao Trabalho Infantil na escola

    Sendo um dos maiores responsáveis pela evasão escolar, o combate ao trabalho infantil se tornou mais do que mais um tema a ser discutido no ambiente escolar, mas algo a ser prevenido e combatido por meio da educação em sala de aula e fora dela.



    Apesar de não ser um tema sugerido para ser trabalhado na educação básica na Base Nacional Comum Currículo (BNCC), o combate ao trabalho infantil pode e deve ser trabalhado com as crianças de todas as idades.

    Atividades sobre Trabalho Infantil
    Imagem: Jornal do Ponto

    É possível iniciar o trabalho do tema desde a Educação Infantil, de maneira mais branda, a tornando mais aprofundada no Ensino Fundamental e tema constante em debates no Ensino Médio.

    Atividades sobre Trabalho Infantil
    Imagem: TRT 12 Região SC

    Combate ao Trabalho Infantil na Educação Infantil

    A prevenção é algo a se iniciar muito cedo na maioria dos casos, incluindo no combate ao trabalho infantil na escola, por isso o assunto deve começar a ser abordado na Educação Infantil, ensinando aos pequenos que o trabalho da criança e brincar e apenas isso.



    Nesta fase pode-se realizar atividades sobre trabalho Infantil bastante simples, com imagens para colorir, ou, por exemplo, apresentando objetos de trabalho e brinquedos para os alunos pedindo que elas identifiquem quais são apropriados para crianças.

    Atividades sobre Trabalho Infantil
    Imagem: Plenarinho

    Combate ao Trabalho Infantil no Ensino Fundamental e Médio

    Ao longo do Ensino Fundamental os alunos começam a adquirir mais maturidade intelectual e emocional, para compreenderem melhor temas complexos como o combate ao trabalho infantil possibilitando um maior número de atividades que abordem o tema.

    Atividades sobre Trabalho Infantil
    Imagem: Brainly

    Após falar sobre trabalho infantil, suas terríveis consequências e sobre o combate a ele, a professora pode trazer tarefas temáticas, como fazer caça-palavras e cruzadinhas com palavras relacionadas ao tema e fazer interpretação de textos sobre o assunto.

    Atividades sobre Trabalho Infantil
    Imagem: Acessa Saber

    O professor também pode exercitar a visão crítica dos alunos maiores pedindo que eles analisem imagens de trabalho infantil, respondam perguntas e/ou produzam redações opinativas sobre o assunto, ou simplesmente o discuta com os colegas em sala de aula.

    Compartilhe
    Comente