O professor precisa reunir nas ideias de avaliações de português para o 3° ano todos os conteúdos que foram trabalhados ao longo de bimestre. Será por meio desta prova que o educador vai conhecer a autonomia dos seus alunos, por isso as ideias de avaliações de português para o 3° ano precisam ser bem selecionadas. Usar critérios para a escolha com base no conhecimento da sua turma é muito importante.
Ideias de Avaliações de Português para o 3° Ano (IMPRIMIR)
Trouxemos algumas ideias de avaliações de Português para o 3° ano para imprimir. São referências que podem ser inclusas no seu planejamento, usadas para construção de uma nova prova ou entregues neste mesmo modelo para os seus alunos. Cada atividade tem um nível de complexidade, podendo ser adaptado para os bimestres que deseja aplicar a prova.
Antes de tudo é preciso criar um cronograma com todos os assuntos que deverão ser tratados antes da prova. A avaliação de português 3° ano funciona apenas como um método para comprovar que as crianças aprenderam os conteúdos.
Mas antes disso eles conviverão diariamente com exercícios que reforçarão os temas. No início do ano a coordenação deve passar a grade curricular da série, para esta disciplina serão tratados temas como:
- Interpretação de texto;
- Escrita correta;
- Identificação de pontuação;
- Separação de sílabas;
- Regras ortográficas;
- Gêneros textuais;
- Criação de pequenos textos.
Claro que cada turma tem seu tempo para compreender as propostas do professor. Por isso, se no ano passado você também ministrou aulas para a série pode ser que para esse ano as avaliações de português para 3° ano sejam aplicadas em outras épocas.
Quer dizer, embora o conteúdo permaneça o mesmo, o que foi trabalhado com grau de complexidade maior no ano passado pode precisar de mais tempo para esse ano.
Apenas o professor que convive diariamente com os pequenos vai saber identificar até onde eles conseguem chegar. Então, antes de pegar a prova pronta, leia as questões e adapte o que for necessário.
✓ Veja mais opções de avaliações:
Dicas para Avaliações de Português para o 3° Ano
Semanas antes do dia da prova de língua portuguesa 3° ano encaminhe para casa um cronograma com o que as crianças devem estudar. Isso fará com que eles se preparem para o dia da avaliação.
Também é importante estar a disposição dos alunos para o esclarecimento de dúvidas. Estudante e professor devem manter um respeito mútuo, o que não impede de terem intimidade e simpatia um pelo o outro.
Nesse caso, a criança vai se sentir mas confortável para demonstrar dificuldade e pedir a ajuda do professor. As notas baixas muitas vezes não são explicadas pelo não saber, mas sim pela falta de compreensão.
Caso boa parte dos alunos não consigam sucesso na avaliação, reveja seus métodos de ensino. Traga mais atividades e torne a aula mais comunicativa.
✓ Você vai gostar também:
O ideal é que a avaliação de português 3° ano seja aplicada no início da aula, quando as crianças chegaram e estão mais concentradas. Após o intervalo ou próximo do horário de ir embora são períodos mais dificultosos.
Já que os alunos estarão dispersos, agitados e terão mais dificuldades para se concentrar. Tudo vai depender do seu modo de organização da turma, mas definir um horário também é uma forma de se programar melhor.
Depois de aplicar e corrigir a prova, que tal fazer uma correção em grupo? Foque nas questões que as crianças tiveram mais dificuldade e converse com eles a respeito.
Traga essas questões para serem trabalhadas na lousa e peça que se comuniquem para descobrir a resposta correta. Temos certeza que a aula ficará mais leve e divertida.