Apesar de não ser possível não ser aprovado na Educação Infantil, as crianças ainda são avaliadas nessa fase escolar. E alguns docentes podem ter um pouco de dificuldade de fazer isso, principalmente com bebês, então veja aqui ideias de avaliações para berçário em 2024.

    Professora realiza atividade com bebês
    Imagem: Freepik

    Como devem ser realizadas as avaliações na Educação Infantil?

    De acordo com a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento da criança. E para isso deve realizar atividades que estimulem aspectos físicos, emocionais e psicológicos, além dos intelectuais, das crianças.

    Ao longo do ano letivo o docente deve observar seus alunos os avaliando conforme realizam as atividades. Contudo, essas avaliações são apenas para verificar o aproveitamento das crianças, nunca com o propósito de classificá-las para o ano escolar seguinte.

    Basicamente, as avaliações devem ser feitas observando criticamente os alunos, de forma individual, tanto nos aspectos de evolução, quanto de socialização. Essas ações avaliativas ajudam no desenvolvimento de estratégias, para melhorar a continuidade de processos de aprendizagem

    É preciso documentar os resultados destas observações, para que seja possível fazer uma avaliação posteriormente. Além disso, a partir dessas avaliações é possível criar uma documentação específica para demonstrativo do trabalho da instituição de ensino, para apresentar aos pais dos alunos.

    Professor realiza atividade com bebês
    Imagem: Freepik

    Ideias de avaliações para berçário em 2024

    É importante entender que a avaliação se inicia antes mesmo do primeiro contato com o bebê, quando deve ser feita a avaliação diagnóstica junto dos pais/responsáveis. Em seguida, ao longo do ano letivo, a professora vai captando informações e realizando a avaliação formativa e mediadora.

    Se você não sabe como fazer isso, veja aqui ideias de avaliações para berçário em 2024:

    1. Conversa com pais/responsáveis

    Para que seja possível que você consiga realizar uma boa avaliação de seus alunos, é importante ter uma conversa com os pais/responsáveis. Dessa forma, você entenderá melhor o bebê, ao saber como ele é em casa, o que fazia antes de frequentar a escola, e o que passou a fazer depois.

    2. Observe sempre

    Para ser capaz de avaliar o bebê, você precisa observar cada um, individualmente e em grupo, durante cada atividade. E não basta observar, é preciso registrar suas percepções ao fazer essas observações, para conseguir visualizar o desenvolvimento de cada aluno.

    Professora realiza atividade com bebê
    Imagem: Freepik

    3. Documente o desenvolvimento dos bebês

    Sempre que possível, documente o desenvolvimento de seus alunos, não só registrando suas observações. Você pode produzir e anexar fotos e vídeos, bem como adicionar as atividades em papel realizadas com a turma.

    4. Considere cada aspecto de desenvolvimento separadamente

    Como mencionado acima, a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que a Educação Infantil deve desenvolver a criança por completo. Em outras palavras, as atividades devem sempre ser focadas em promover desenvolvimento físico, emocional, psicológico, ou intelectual.

    E na hora de avaliar o bebê é preciso observar separadamente cada um destes aspectos, já que algumas atividades desenvolvem mais de um deles.

    Professora realiza atividade com bebê
    Imagem: Freepik

    O que escrever em uma avaliação de berçário?

    Muitos profissionais têm um pouco de dificuldade, na hora de colocar no papel suas percepções do desenvolvimento do aluno para avaliá-lo. Primeiramente você deve utilizar os registros que fez ao longo do ano letivo.

    Veja abaixo o que você precisa citar na hora de elaborar avaliações para berçário em 2024:

    • Pontos positivos do bebê no desenvolvimento motor, cognitivo, social e afetivo, citando em quais ele teve maior desenvolvimento;
    • Pontos negativos do bebê no desenvolvimento motor, cognitivo, social e afetivo, descrevendo em quais o bebê teve dificuldades;
    • Perspectivas da evolução do bebê na próxima fase escolar;
    • Momentos especiais do bebê, seja algo fofo, engraçado, ou surpreendente que ele fez durante seu tempo no berçário;
    • Finalize com comentários carinhosos sobre o bebê e o tempo que passaram juntos.

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