Procurando uma tabela periódica para imprimir? Ter a tabela em mãos é o melhor jeito de aprender tudo sobre os elementos químicos, mas é preciso estudar muito para saber como ela funciona. Confira aqui várias curiosidades sobre a tabela periódica e baixe a sua!
Tabela periódica para imprimir
Quando se trata de estudantes e profissionais de química, a tabela periódica pode ser considerada uma das ferramentas mais importantes na matéria. Através dela, é possível organizar os elementos de maneira estruturada, considerando coisas como suas propriedades físicas e químicas.
Esta organização facilita o entendimento e a identificação dos elementos, assim como na descoberta e classificação de novos materiais.
A tabela é atualizada constantemente com novas informações sobre os elementos e até com elementos completamente novos.
Isso pode fazer com que as tabelas encontradas em livros fiquem completamente desatualizadas. Por isso, encontrar uma tabela periódica atual para imprimir é uma boa ideia.
História da tabela periódica
Podemos dizer que a tabela periódica foi o resultado dos esforços dos cientistas do século XIX para descobrir e isolar novos elementos químicos — conjunto de átomos com mesmas características e número atômico.
Como ainda não existia uma forma reconhecida de classificação, cada pesquisador usava um sistema diferente, o que complicou na hora de agrupar o conhecimento.
Por exemplo, alguns cientistas organizavam os elementos pelo peso atômico — também tinham aqueles que outros pela afinidade química, etc.
Após várias tentativas de criar um sistema de classificação adequado, em 1869, o químico russo Dmitri Mendeleev propôs organizar os 63 elementos químicos existentes na época em cartões.
Cada um tinha o símbolo, a massa e as propriedades do elemento e juntos formavam uma tabela.
A tabela ainda era bastante limitada, mas com o tempo, a ajuda de outros pesquisadores e reformulações, foi evoluindo.
Como funciona uma tabela periódica?
Atualmente a tabela periódica conta com 118 elementos químicos, dos quais 92 são naturais e 26 são artificiais. Ela é dividida em períodos e famílias, considerando a posição de cada elemento na tabela.
Confira abaixo como essa organização funciona!
Quais são os períodos da tabela periódica?
Os períodos são as 7 linhas horizontais que compõem a tabela. Nestas linhas, são organizados os elementos com o mesmo número de camadas eletrônicas. Os períodos começam do 1° (com 2 elementos) e cão até o 7° (com 32 elementos):
- 1º período: 2 elementos;
- 2º período: 8 elementos;
- 3º período: 8 elementos;
- 4º período: 18 elementos;
- 5º período: 18 elementos;
- 6º período: 32 elementos;
- 7º período: 32 elementos.
Um exemplo é o boro (B), que pode ser identificado na imagem acima no segundo período, possuindo 2 camadas.
➜ Atividades sobre Direitos Humanos: Ideias divertidas e didáticas (PDF).
Quais são as famílias da tabela periódica?
A segunda ordem de organização da tabela são as famílias, identificadas pelas colunas.
Aqui temos linhas verticais onde elementos que possuem propriedades físicas e químicas similares e o mesmo número de elétrons na camada mais externa, ou camada de valência.
As famílias são divididas em 18 colunas, mas algumas tabelas separam eles conforme os elementos: A (representativos) e B (transição). Confira:
- Família 1A (Grupo 1): metais alcalinos (exceto hidrogênio);
- Família 2A (Grupo 2): metais alcalino terrosos;
- Família B (Grupo 3 à 12): metais de transição;
- Família 3A (Grupo 13): família do boro;
- Família 4A (Grupo 14): família do carbono;
- Família 5A (Grupo 15): família do nitrogênio;
- Família 6A (Grupo 16): calcogênios;
- Família 7A (Grupo 17): halogênios;
- Família 0 ou 8A (Grupo 18): gases nobres.
Fonte: Educa Mais Brasil
Tabela periódica para imprimir, baixe a sua em PDF
Como você já deve ter percebido, decorar todas as informações da tabela periódica não é nada fácil. Geralmente, ao ler o cartão de um elemento, você vai encontrar informações como a sua sigla, nome e peso atômico.
E para facilitar o seu estudo ou trabalho, nós disponibilizamos uma versão da tabela periódica para imprimir em PDF. Assim você pode baixar gratuitamente o arquivo e ter sempre com você.
Para baixar, basta clicar no link abaixo e fazer o download. Uma vez no seu dispositivo, você pode imprimir ou consultar diretamente a tabela sempre que precisar.
Mas esta é apenas uma das versões existentes da tabela. Além dela, você pode achar alguma utilidade em ter uma versão em preto e branco e até uma versão sem os elementos, para fazer atividades.
Baixe a versão preto e branco!
Caso você queira entrar mais a fundo no assunto, a plataforma TabelaPeriodica.org traz diversas informações. Inclusive, eles possuem uma tabela interativa com todos os elementos.
O usuário que clica em um elemento é levado a uma página onde dá para conferir em detalhes o que cada elemento é, onde é encontrado e como é usado!
Esperamos que este artigo tenha sido útil e se você gostou, compartilhe com seus amigos e deixe um comentário!