Atividades para Autismo Severo: PDF para Imprimir Grátis

De acordo com especialistas, as atividades para autismo severo são um recurso essencial para as crianças que convivem com o espectro do autismo. E para ter acesso a um material equivalente a proposta, confira a seguir atividades para autismo severo para imprimir.

publicidade
Atividades para autismo severo
Atividades para autismo severo

Atividades para autismo severo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado um distúrbio no neurodesenvolvimento. Neste transtorno, a principal característica é o desenvolvimento atípico assim como comportamento bastante particular e algumas dificuldades de comunicação.

A interação social e o padrão de comportamentos que se repetem são demais características desse transtorno. Atualmente, um número considerável de crianças no Brasil fazem parte deste diagnóstico.

E isso reflete diretamente na disposição de recursos para auxiliar no desenvolvimento das crianças que convivem com o espectro autista, Hoje em dias, há diversas ferramentas de suporte na educação especial, tal como as atividades em PDF para espectro autista. A seguir, você poderá conferir esse material.

✓ Veja mais atividades importantes:


publicidade

Atividades método TEACCH ensino infantil

O modelo teacch surgiu a partir de uma pesquisa que objetivava uma abordagem mais precisa e eficaz para ajudar as crianças que convivem com o espectro autista.

Essa pesquisa leva em consideração que esse público aprende através de estímulos visuais.

O ideal é que, tanto os educadores quanto os responsáveis por estas crianças, adaptem o processo de aprendizagem de maneira funcional e eficaz.

Abaixo, você pode conferir uma atividade para espectro autista ensino infantil. Essa atividade é focada no ensino das cores, associando cor e nome:

Atividades para autismo severo
Fonte: simonehelendrumond.blogspot.com

Confira ainda, uma outra opção de atividade para espectro autista com o objetivo de associar as cores:

Atividades para autismo severo
Fonte? Mungfali.com

Esse é um método muito interessante para expandir o vocabulário e pode ser usado para diferentes temas. Abaixo, você confere uma atividade de higiene pessoal para ensino infantil:

Fonte: pt.slideshare.net

As atividades de percepção visual são umas das ferramentas mais importantes no ensino infantil para crianças que convivem com o espectro autista. Por isso, confira outra possibilidade de atividade para espectro autita ensino infantil com um conteúdo diferente para esta fase:

Fonte: A Arte de Ensinar e Aprender

✓ Veja mais atividades importantes:


publicidade

Atividades método TEACCH ensino fundamental

Para o ensino fundamental, também existem diversas propostas de atividades que utilizam o método teacch. A diferença é que o grau de dificuldade vai aumentando de acordo com o ano escolar da criança;

Abaixo, você pode baixar uma ficha de atividade de matemática para espectro autismo:

Fomte? A Arte de Ensinar e Aprender

Como é possível identificar, o recurso da percepção visual continua sendo uma ferramenta indispensável da educação especial. Veja a seguir outra opção de atividade de matemática para imprimir com um cálculo ainda maior:

Fonte: Atividades método TEACCH ensino infantil

Para qualquer idade e matéria, você vai identificar que essa é uma metodologia eficaz. A atividade de geografia para espectro autista a seguir conta com um nível dificuldade para os últimos anos do ensino fundamental.

Entretanto, ainda assim, mantém o recurso da percepção visual para que o aluno possa utilizar de seu conhecimento a fim de responder a ficha:

Fonte: Mungfali.com

Essas atividades são muito importantes para estimular o desenvolvimento das crianças que estão dentro do parâmetros do TEA.

Por fim, para auxiliar no planejamento de atividades para essas crianças, separamos um vídeo com dicas importantes e bastante pedagógicas para te auxiliar. Veja a seguir:

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média:
Total de Votos:

Atividades para Autismo Severo: PDF para Imprimir Grátis

Clara Martins
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2014, trabalha como redatora do portal, trazendo informações atualizadas para professores e alunos, sempre divulgando novas técnicas de ensino e atividades que possam auxiliar os professores em sala de aula.