Reunir atividades sobre o Dia da Conscientização Negra 2024, é muito importante para trabalhar no dia 20 de novembro. Hoje, reunimos atividades e falamos de tópicos importantes, para você, professor, que vai trabalhar este tema em sala de aula.

    Professora negra tocando na mão de um de seus alunos, como em sinal de comemoração
    Imagem: Reprodução/Pexels

    Temas abordados no Dia da Consciência Negra

    O Dia da Consciência Negra é uma oportunidade para refletir sobre a história e a cultura do povo negro brasileiro. Portanto, alguns dos principais temas abordados na data incluem:

    • A escravidão: o Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravidão, em 1888. No entanto, os efeitos da escravidão ainda são sentidos na sociedade brasileira até hoje;
    Atividade de pintura sobre a consciência negra
    Imagem: Reprodução/Pinterest
    • A luta contra o racismo: o racismo é uma forma de discriminação que afeta a vida de milhões de pessoas negras no Brasil. Dessa forma, o Dia da Consciência Negra é um dia para lutar contra o racismo e promover a igualdade racial;
    • A cultura: a cultura negra é rica e diversa, e contribui para a cultura brasileira de forma significativa. O Dia da Consciência Negra é um dia para celebrar a cultura negra e promover a diversidade cultural.
    AtAtividades Sobre o Dia da Conscientização Negra 2024
    Imagem: Reprodução/Pinterest

    Como e por que surgiu o Dia da Consciência Negra?

    O Dia da Consciência Negra surgiu a partir de uma iniciativa de um grupo de jovens negros. Em 1971, este grupo organizou o primeiro Dia da Consciência Negra no Brasil, que foi comemorado no dia 20 de novembro.

    Atividade de pintura sobre a consciência negra
    Imagem: Reprodução/Pinterest

    A data, aliás, é em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, o maior quilombo da história do Brasil.

    Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, durante uma batalha contra as forças coloniais portuguesas.

    Quem decretou o Dia da Consciência Negra?

    O Dia da Consciência Negra foi instituído pela Lei 12.519, de 10 de novembro de 2011, sancionada pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A lei tornou o dia 20 de novembro um feriado nacional.

    Professor em uma biblioteca escrevendo em um caderno
    Imagem: Reprodução/Pexels

    Que atividades podemos fazer para comemorar o Dia da Consciência Negra?

    Existem diferentes maneiras de comemorar esta data, por meio de atividades sobre o Dia da Conscientização Negra.

    Uma das formas de contextualizar os alunos sobre os fatos históricos, é por meio de filmes e documentários sobre a história e a cultura do povo negro brasileiro.

    Atividades Sobre o Dia da Conscientização Negra 2024
    Imagem: Reprodução/Pinterest

    Além dos filmes, explorar rodas de leituras com livros sobre a história do povo negro no Brasil, é ótima maneira de transmitir uma base sólida sobre os fatos históricos.

    Outra forma, é levando os alunos a eventos e palestras sobre a conscientização negra, uma abordagem que pode ajudar com turmas mais maduras.

    Atividades Sobre o Dia da Conscientização Negra 2024
    Imagem: Reprodução/Pinterest

    Doar para organizações que trabalham promovendo a igualdade racial, é uma atividade que trabalha valores muito importantes para qualquer pessoa!

    Com turmas mais novas, sem dúvida, a abordagem leve do tema, principalmente mediada por jogos e brincadeiras, é a melhor maneira de introduzir esse assunto.

    Palavras cruzadas sobre a consciência negra
    Imagem: Reprodução/Pinterest

    Caça-palavras e palavras-cruzadas podem, por exemplo, suceder uma história ou até mesmo filmes animados, com o fim de ser uma extensão do que foi aprendido.

    Palavras cruzadas sobre a consciência negra
    Imagem: Reprodução/Pinterest

    Assim, concluímos, vendo que a Dia da Consciência Negra é uma data importante para refletir sobre a história e a cultura do povo negro brasileiro.

    Portanto, é uma oportunidade para trabalhar com atividades que lutam contra o racismo e promovem a igualdade racial.

    Compartilhe
    Comente