Se estiver achando suas aulas monótonas, confira aqui ideias interessantíssimas de esportes para trabalhar na escola. Com elas, você vai conseguir levar mais dinamismo para a classe e envolver seus alunos, enquanto promove várias de suas habilidades!
Esportes para trabalhar na escola
Pensando em dar aquela animada na sua turma, ou até mesmo na escola inteira? Uma boa maneira de fazer isso é por meio de esportes para trabalhar na escola.
Os esportes são excelentes atividades físicas que podem ser mascarados em forma de brincadeira para despertar o interesse de todos os seus alunos. Ao competir, eles devem seguir as regras enquanto desenvolvem diferentes habilidades, como cooperação e companheirismo.
Além disso, não podemos esquecer dos benefícios para a saúde, o desenvolvimento e a socialização das crianças e dos adolescentes.
Os professores, de educação física ou não, podem explorar os diferentes tipos de esportes nas aulas como forma de atividade em grupo, estimulando o interesse e a participação dos alunos.
Benefícios dos esportes na escola
E existem diversos benefícios de introduzir a prática de esportes na escola. Eles podem ser divididos em 3 categorias: cognitivas, emocionais e sociais. Deixando de lado, é claro, o condicionamento físico e a saúde, que são óbvios demais.
Os cognitivos estão relacionados ao desenvolvimento de habilidades como memória, concentração e aprendizado. Os estudantes devem memorizar as regras do esporte, ficar focadas em tudo que acontece ao seu redor e aliar seus conhecimentos teóricos e práticos de uma só vez.
Nos emocionais, os estudantes aprendem a fortalecer o controle emocional e desenvolvem a disciplina. Os exercícios também ajudam a manter os hormônios em equilíbrio e causam a sensação de bem-estar.
Os benefícios sociais incluem desenvolvimento de trabalho em equipe e cooperação. Também promovem e fortalecem as relações de amizade e confiança. Crianças tímidas e inseguras se beneficiam bastante neste aspecto.
Ideias interessantes para prática de esportes para trabalhar na escola
Agora que você já está por dentro do assunto, é hora de conferir alguns esportes para trabalhar na escola, considerando os seus objetivos pedagógicos, as características dos alunos e até os recursos disponíveis. Confira!
Parkour
Esta é uma “brincadeira” que precisa de bastante espaço, embora possa ser feita até mesmo dentro da sala.
Parkour é uma atividade divertida e você pode improvisar uma pista de obstáculos com coisas à mão, como carteiras, mesas, calçadas e escadarias.
Dá para fazer competições de “pega-pega”, promovendo a competição. Mas só a atividade já trabalha a condição física e coordenação motora.
Se for trabalhar com alunos mais novos, você pode simplesmente desenhar os obstáculos no chão, com giz, para evitar acidentes.
Trilha
Saindo um pouco da escola, se você mora em lugar onde tenham matas e adultos o suficiente para acompanhar os estudantes, fazer uma trilha na mata local pode ser perfeito.
É só dividir a sala em equipes e definir objetivos para que eles tenham que trabalhar em equipe. Além disso, é uma ótima maneira de tratar de temas relacionados à natureza.
Slackline
Outra atividade que parece mais uma brincadeira, quem é das antigas lembra da famosa “corda bamba”, da época dos circos. O slackline é ótimo para desenvolver o equilíbrio físico e a concentração.
Preferencialmente, esta atividade deve ser trabalhada com alunos mais velhos, mas é possível trabalhar com crianças menores, se tiver alguém experiente para literalmente segurá-las pelas mãos.
Olimpíadas
Mas se você estiver tendo problemas em escolher apenas um esporte/atividade para a sua escola, que tal fazer as olimpíadas da escola?
Desta forma, você consegue envolver todo mundo, inclusive os pais, e praticar diferentes atividades esportivas de uma só vez.
Oportunidade para trabalhar o condicionamento físico e as outras habilidades dos estudantes é o que não vai faltar.
Conclusão
As atividades esportivas são uma ótima adição para a prática escolar e o professor pode trabalhá-las de diversas maneiras.
Desde pegar atividades prontas a criar as suas próprias, o importante é praticar as habilidades mencionadas neste texto. Assim, o objetivo é ajudar os alunos a desenvolver uma variedade de competências que os ajudarão em sua vida.
Obviamente, se a escola tiver uma boa estrutura e material disponível, vale a pena trabalhar outras atividades, como ginástica, dança, futebol, vôlei, etc.
E aí, qual dessas dicas você mais gostou? Deixe sua opinião abaixo e compartilhe este texto para espalhar a informação. Se tiver interesse em mais conteúdos como este, continue ligado em nosso portal!