Volta às Aulas 2023: O que Muda Após o Coronavírus

Pais e responsáveis ainda não sabem o que esperar da volta às aulas 2023. Afinal, o que realmente irá mudar em relação a escola depois da crise d sanitária ocasionada pelo Coronavírus? Entenda tudo sobre a volta ás aulas 2023 a seguir:

publicidade
Volta às aulas 2023
Volta às aulas 2023

Volta às aulas 2023

A crise sanitária do Coronavírus afetou, sem dúvidas, todos os setores da nossa rotina e com o âmbito escolar, isto não foi diferente. As mudanças e os problemas ocasionados pelos problemas que o Coronavírus trouxe, ainda estarão afetando a vida de jovens e crianças este ano.

Isto porque, mudanças necessárias continuarão valendo para este ano e vamos te dar algumas dicas para este novo momento de volta para as aulas presenciais.


publicidade

Material escolar 2023

E vamos começar falando de um dos principais pontos da volta às aulas 2023: o material escolar. Devido as interrupções na rotina escolar, muitos pais e responsáveis estão incertos quanto a compra de material escolar.

✓ Veja mais atividades:

Volta às aulas 2023
Fonte: Bimba Bazar

Afinal, vale a pena comprar o material completo? E se as aulas foram interrompidas novamente? Bem, essa é uma questão bem válida quanto a compra de matérias e por isso, alguns especialistas indicam realizar a compra semestral, o que já é de costume de muitas pessoas.

Um outro detalhe é investir em materiais individuais e não esquecer de incluir nessa listinha os seguintes iténs:

  • Garrafa d’água;
  • Álcool gel;
  • Recipiente para álcool gel;
  • Máscaras.

Você já deve saber que o uso da máscara fica a critérios dos pais e responsáveis. Algumas escolas recomendam fielmente o uso da mesma, mas independente dela ser obrigatório ou não, vale a pena manter esse costume para a segurança dos alunos.

E a recomendação é válida não só para as crianças, como para os adolescentes e para os jovens também.

✓ Confira mais ideias de exercícios:


publicidade

Acompanhamento pedagógico

Um outro ponto muito delicado para esse retorno, além do material escolar 2023, é o acompanhamento pedagógico. Durante o período da pandemia, muitos alunos tiveram a sua carga horária escolar reduzida ou até mesmo, estiveram sem aula por algum tempo.

Volta às Aulas 2023
Fonte: Agência Pará de Notícias

O desenvolvimento de muitos alunos foi prejudicado nesse período e por isso, o acompanhamento pedagógico em 2023 deverá ser ainda mais próximo e supervisionado.

Uma boa dica para os pais e responsáveis é utilizar material didático extrapara reforçar as atividades escolares.

Caderno do Aluno, por exemplo, é uma ótima forma de garantir atividades de fixação além das atividades previstas no currículo escolar dos alunos. O material é gratuito e pode ser utilizado pelos estudantes das escolas públicas de São Paulo.

Os demais estudantes também encontram diversas atividades extras disponíveis na web.


publicidade

Cuidados especiais volta às aulas

Agora vamos falar de alguns cuidados iniciados na pandemia e que os responsáveis deverão estar atentos ainda este ano, para evitar novas crises e garantir a segurança dos alunos.

onte: Fotografia – UOL

Se possível, o ideal é optar por atividades e esportes em locais abertos e amplos, para evitar a aglomeração em ocasiões como feira de ciências e jogos escolares.

As salas de aula lotadas também devem ser evitadas, e por isso, a família ´precisa estar envolvida na rotina dos alunos garantindo que as salas só sejam ocupadas pelo número correto respeitando uma certa distância.

Os bebedouros compartilhados devem ser evitados, assim como a partilha de objetos pessoais como copos e garrafas. A escola deve incentivar o uso de objetos individuais neste sentido.

E é claro, lavar as mãos precisa continuar sendo um hábito para todos no ambiente escolar. Veja mais dicas em:

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média:
Total de Votos:

Volta às Aulas 2023: O que Muda Após o Coronavírus

Clara Martins
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2014, trabalha como redatora do portal, trazendo informações atualizadas para professores e alunos, sempre divulgando novas técnicas de ensino e atividades que possam auxiliar os professores em sala de aula.