Atividades para Autismo Leve: PDF para Imprimir Grátis

Um recurso importante para as crianças que convivem com o espectro do autismo leve, são as atividades para autismo leve. Esse estímulo pode significar uma diferença significativa no desenvolvimento dessas crianças, por isso, veja a seguir as atividades para autismo leve:

publicidade
Atividades para autismo leve 
Atividades para autismo leve

Atividades para autismo leve 

O espectro do autismo é considerado um distúrbio que reflete diretamente no desenvolvimento da criança, assim como em suas habilidades comunicativas e sociais 

Muitas pessoas utilizam o termo “autismo leve” para descrever a classificação do espectro do autismo nível 1. Nessa categoria, as crianças conseguem realizar atividades diárias, desenvolver a escrita, manter um diálogo, entre outras atividades diárias.

✓ Veja também:

Por isso, com os estímulos corretos, essa criança se bem acompanhada e estimulada, pode ter um ótimo desenvolvimento escolar.

Neste ponto, as atividades escolares para autismo leve serão muito importantes, tanto para este público, quanto para os responsáveis pela educação destes.

A seguir, você poderá conferir as atividades para imprimir destinadas as crianças que convivem com o autismo leve e divididas de acordo com a matéria. Veja!


publicidade

Atividades de português para autismo leve

O ensino de português é fundamental para o desenvolvimento base da criança, que irá utilizar diversas habilidades desenvolvidas nessa matéria no seu dia a dia.

Neste ponto, a associação dos sons às letras e sílabas, assim como a estrutura das frases devem estar presentes.

Para o ensino infantil, o uso do método teacch é uma das principais ferramentas para o ensino especial destinada ao espectro do autismo.

O método consiste no uso da percepção visual para ensinar w para sondar o conhecimento dessas crianças.

O aprendizado de crianças espectro autistas dá-se de forma física, visual, denotativa e isso deve ser destacado no desenvolvimento. Abaixo, você pode conferir atividades de português para autismo leve:

Atividades para autismo leve
Fonte: A Arte de Ensinar e Aprender
Atividades para autismo leve
Fonte: A Arte de Ensinar e Aprender

publicidade

Atividades de matemática para autismo leve

O ensino da matematica estará presente na vida das crianças desde o ensino infantil e até mesmo depois do ensino médio. E existem alguns conteúdos que são base para os demais assuntos que virão nos próximos anos.

✓ Veja mais atividades para baixar:

Temos como principal noção a ser ensinada boa primeiros anos: a quantidade, as unidades e os símbolos da matemática. Depois dessa período, no ensino fundamental, as noções vão ficando mais complexas, passando a envolver alguns cálculos.

E vale ressaltar que a percepção visual também deve ser utilizada aqui para facilitar o entendimento do aluno. As somas, por exemplo, podem ser feitas associando o número à quantidade de forma que o aluno possa contar. A seguir, você pode conferir atividades de matemática para autismo leve:

Fonte: Mungfali.com
Fonte: A Arte de Ensinar e Aprender

publicidade

Atividades de ciências para autismo leve

O ensino de ciências também costuma estar presente xssse os primeiros passos da criança na escola. Através dessa matéria, os alunos podem conhecer o meio ambiente e outros tópicos importantes, como higiene pessoal.

Um outro projeto bem comum que é bastante trabalho na sala de aula desde cedo é quando a consciência ambiental. Muitos projetos lúdicos são possíveis para os alunos. Logo a seguir, você consegue conferir atividades de ciências para autismo leve disponíveis para impressão: 

Fonte: A Arte de Ensinar e Aprender
Fonte: A Arte de Ensinar e Aprender

Como, você pôde conferir, o estímulo e o acompanhamento são fundamentais para o desenvolvimento das crianças que convivem o espectro do autismo..

Para ver mais dicas de aulas dinâmicas que possam contemplar crianças que necessitam de acompanhamento, veja o vídeo a seguir:

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média:
Total de Votos:

Atividades para Autismo Leve: PDF para Imprimir Grátis

Clara Martins
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2014, trabalha como redatora do portal, trazendo informações atualizadas para professores e alunos, sempre divulgando novas técnicas de ensino e atividades que possam auxiliar os professores em sala de aula.