Uma das linguagens artísticas ensinadas na escola, a dança é trabalhada em todos os níveis da educação básica, por isso trouxemos hoje algumas ideias de atividade sobre dança, movimentos e músicas, para você trabalhar em sala de aula.
A importância de se ensinar dança
Por ser uma prática extremamente positiva para o desenvolvimento da criança e do adolescente, a dança se tornou uma das linguagens artísticas mais trabalhadas na escola, sendo parte de componentes curriculares da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Quando ensinamos as crianças a dançar desde pequenas, elas têm suas habilidades motoras melhor desenvolvidas, além de evoluir mais rapidamente também sua criatividade, e interações sociais e afetivas.
A dança ensinada como uma arte e forma de expressão, que pode ser usada por pessoas de todas idades, gêneros e classes sociais, auxilia no desenvolvimento das crianças e adolescentes como ser humano pensante e participativo da sociedade.
A dança na escola
Como mencionado acima, a dança se tornou parte de componentes curriculares da educação básica, estabelecido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como uma linguagem artística que deve ser trabalhada em todos os níveis.
Na Educação Infantil a dança é ensinada no campo de conhecimento: “Corpo, gestos e movimentos”, como uma forma de deslocamento no espaço e de expressão corporal, para exprimir sentimentos e emoções.
No Ensino Fundamental a dança é ensinada de forma mais direta, nas aulas de Arte e Educação Física, nas quais os alunos conhecem danças de diferentes matrizes culturais e estéticas, de todos os cantos do Brasil e do mundo, e de diferentes épocas, e são incentivados a criar danças autorais.
A dança continua sendo abordada no Ensino Médio, onde os jovens seguem aprendendo sobre os diferentes tipos de dança, desenvolvem seu senso estético e crítico, e continuam a ser incentivados a usar a dança como um meio de expressar seus sentimentos e emoções.
Atividade sobre Dança na Educação Infantil
Uma das grandes vantagens da dança é que ela proporciona infinitas possibilidades, indiferente da idade com a qual vai se trabalhar, e utilizá-la como forma de promover o desenvolvimento dos alunos da Educação Infantil é não só fácil, mas divertido.
Você pode, por exemplo, realizar uma atividade sobre dança para ensinar às crianças sobre o seu corpo, usando canções fáceis de dançar como: “Cabeça, Ombro, Joelho e Pé” e “Minha boneca de lata”, da Xuxa, “Corpo Humano”, da Angélica, e “Dancinha do Corpo”, da Turma do Seu Lobato.
É muito fácil encontrar diversas músicas educativas para esta fase, que vão ensinar sobre cores, animais, cuidados pessoais, o alfabeto, números, entre outros tantos ensinamentos, o importante é aproveitar ao máximo, cantando e dançando para o máximo desenvolvimento.
Atividade sobre Dança no Ensino Fundamental
Como no Ensino Fundamental os alunos começam a conhecer danças de diferentes culturas, uma boa atividade sobre dança para este nível pode ser a elaboração de um trabalho teórico e prático onde se trabalhe danças brasileiras de diferentes matrizes.
A turma será dividida em três grupos, um vai trabalhar danças de matriz africana, outro de matriz indígena e o terceiro as de matriz europeia, e cada grupo fará uma apresentação da história de sua matriz e também uma apresentação artística, mostrando músicas e movimentos de sua matriz.
Atividade sobre Dança no Ensino Médio
No Ensino Médio trabalhamos com adolescentes que já aprenderam e, em sua maioria, adoram se expressar pela música, então uma atividade sobre dança para este nível que fará um grande sucesso entre os alunos e mostrará muito sobre suas personalidades, é um show onde eles são as estrelas.
Pode-se dar opção de apresentações em grupo ou individuais, onde eles tragam ao palco os movimentos de suas danças e músicas favoritas, seja rap, funk, pop, rock, ou até uma dança tradicional de sua cultura, seja regional ou de ascendência.